sábado, 26 de março de 2011

Você sabe o que é “Smartphone”?

Outro dia estava em uma loja da Vivo aguardando atendimento quando uma pergunta feita por uma cliente que estava sendo atendida chamou minha atenção após a atendente ter oferecido um novo plano a moça informando que com esse plano ela poderia escolher uma “Smartphone” ai veio a pergunta “o que é smartphone?” e a atendente respondeu “é um telefone que acessa internet”.

Desde então resolvi escrever um “post” sobre o assunto pois acredito que algumas pessoas ainda não saibam bem o que é um smartphone, acredito que não podemos defini-ló apenas como um telefone que acesse a internet como disse a atendente, quando foi perguntada, pois bem vamos a algumas definições:

Da Wikipédia

Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos). Pode ser considerado a soma das funcionalidades de um PDA com as de um telefone celular.

UFMG nucleoweb

São celulares que oferecem capacidades avançadas geralmente encontradas em computadores maiores, como os desktops e notebooks. Eles executam um sistema operacional mais complexo que permite ao usuário rodar programas para os mais diversos fins. São aplicativos de e-mail, leitores de PDF, visualizadores de fotos, editores de texto, calculadoras científicas, câmeras fotográficas e de vídeo, jogos eletrônicos, gerenciadores de redes sociais (como Twitter e Facebook), navegadores de internet, mapas digitais e muitos outros. Os aplicativos podem ser desenvolvidos pelo fabricante, pela operadora de telefonia e, na maioria dos casos, por qualquer desenvolvedor que quiser se aventurar, tornando imensas as possibilidades.

Olhar Digital

Características que devem estar presentes em um telefone para que ele possa ser considerado um Smartphone:

a) Rodar um sistema operacional completo e permitir a instalação de aplicativos nativos (e não apenas widgets ou aplicativos em java);
b) Comunicar-se com o PC via USB e bluetooth;
c) Conectar-se à web via Wireless, GPRS, EDGE ou de preferência 3G;
d) Rodar um navegador com bons recursos, oferecer um cliente de e-mails, IM e outros aplicativos de comunicação;
e) Tocar MP3, exibir vídeos e rodar jogos.

Características em relação ao hardware presente atualmente em Smartphones:

  • GPS;
  • Teclado QWERTY físico ou virtual;
  • Câmeras de vídeo e foto;
  • Tela sensível ao toque;
  • Acelerômetro para rotação automática da tela;
  • Sensor de luminosidade;
  • Grande capacidade de armazenamento interna. 

São muitas as características presentes nos Smartphones atuais, no entanto, a principal a ser destacada é seu grande poder de integração que une diversos aparelhos em um único, permitindo que apenas com um aparelho você seja capaz não apenas se comunicar por voz, tarefa original de um celular, com o Smartphone é possível além da comunicação por voz a comunicação por dados, integração com Redes Sociais, ouvir suas músicas favoritas através do MP3 player, ouvir rádio, registrar seus momentos em foto ou vídeo, chegar ao seu destino usando o GPS e é claro te manter cada vez mais conectado.

Eu acho que após tudo o que foi esclarecido aqui podemos concluir que um Smartphone não é apenas um telefone que se conecta a internet concordam?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...