terça-feira, 29 de março de 2011

Nokia finalmente revela seus planos para o Symbian^3

O site GSM Arena publicou ontem um artigo sobre o futuro do Symbian^3 e os planos da Nokia em relação ao sistema operacional, achei interessante e resolvi traduzir e postar aqui no blog.

O vice-presidente da Nokia Purnima Kochikar acaba de lançar uma carta aberta para os desenvolvedores, revelando os planos da empresa sobre a plataforma Symbian^3. Aparentemente, os finlandeses planejam continuar lançando novos smartphones rodando Symbian^3, bem como atualizações regulares para este sistema operacional.

Os novos aparelhos devem trazer CPUs 1GHz e GPUs mais rápidos para Symbian^3. Kochikar também diz que a empresa fará uso total da sua expertise em serviços baseados em localização e de imagem para tornar os novos smartphones equipados com Symbian^3 mais atraentes.

E é claro, a interface do usuário que está atualmente deixando o Symbian para trás em relação aos demais sistemas, há planos da Nokia com relação a isso também. Existem várias atualizações que devem melhorar drasticamente a experiência do usuário. A primeira delas é muito grande, proporcionando uma nova Home screen, novos widgets flexíveis, novos ícones, um navegador mais rápido, uma nova Navbar irá proporcionar também uma nova experiência com relação a Ovi Store e Ovi Maps, incluindo a integração de serviços de mídia social junto ao Ovi Maps.

Essa primeira atualização deve vir no verão. Na verdade, vários de seus componentes já fazem parte do Nokia C7 Astound que deve chegar a T-Mobile EUA em uma semana.

Infelizmente, mais uma vez não conseguimos a resposta para a pergunta mais importante - quanto tempo irá durar o Symbian^3 e o suporte ao sistema? Aparentemente a Nokia só será capaz de responder isso de uma vez quando o WP7 entrar no mercado e como será seu desempenho de vendas.

Mesmo assim, a empresa prometeu que não vai abandonar o suporte ao sistema Symbian^3 imediatamente, mesmo que seus primeiros dispositivos com a Microsoft tornem-se um enorme sucesso. A Nokia diz que estará oferecendo suporte ao sistema até que o ciclo de vida natural do Symbian^3 termine, isso é uma tentativa de convencer os usuários a mudar para o WP7 somente depois disso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...