sábado, 22 de janeiro de 2011

[FOTOGRAFIA] Dê um fim no ruído das fotos

Embora as câmeras digitais tenham recursos para reduzir o ruído nas fotos, eles nem sempre são eficazes. Quando se fotografa num local escuro, é comum a imagem ficar com aspecto granulado, que degrada sua qualidade. Isso é resultado do ruído captado pela câmera. Esse problema também acontece com os scanners para filme, que introduzem granulação na imagem digitalizada. Neste tutorial, vamos aprender a tratar imagens no micro para reduzir o ruído. Para isso, vamos usar o Noise Ninja, da PictureCode, um dos melhores redutores de ruído fotográfico hoje existentes. Programas especializados como esse tendem a ser mais eficientes que os filtros presentes nos editores de imagem. Sua principal vantagem é tratar a granulação sem reduzir demais a nitidez da foto (todo tratamento de ruído reduz um pouco a nitidez). O Noise Ninja tem uma versão demo que pode ser baixada gratuitamente, mas serve apenas para testes. Para uso prático, é preciso adquirir uma licença por preços desde 35 dólares.
1. Ruído x ajustes

O Noise Ninja mapeia o ruído produzido pela câmera e gera um perfil para ela. Esse mapeamento permite que o programa diferencie a granulação dos detalhes que devem ser preservados. Como o ruído muda conforme os ajustes, é recomendável gerar vários perfis, cada um para uma configuração da máquina. O ajuste que mais influi é o de sensibilidade. Por isso, vamos criar três modelos correspondentes às opções de sensibilidade existentes na câmera. No nosso caso, essas opções são ISO 100, 200 e 400, mas você deve usar os valores disponíveis na sua câmera.

2. Foto do gráfico

Para produzir um perfil, primeiro configuramos a câmera da maneira desejada. Depois, na pasta onde foi instalado o programa, procure o arquivo calibration_chart.jpg e abra-o. Você pode imprimir o gráfico e fotografar o papel ou exibi-lo no monitor e fotografar a tela, o que é geralmente mais simples. Um detalhe importante: essa foto deve ser feita com a objetiva fora de foco. Se não, o Noise Ninja poderá confundir os pixels da tela (ou da impressão) com ruído. Por isso, antes de clicar, configure a máquina para foco manual e ajuste o foco no infinito. Repita esse procedimento para as outras opções de sensibilidade. No fim, teremos três fotos correspondentes às sensibilidades ISO 100, 200 e 400, que devem ser transferidas para o micro.
3. Criando um perfil

No Noise Ninja, clique em File/Open, navegue até a pasta com as fotos do gráfico de calibração que fizemos e abra a primeira delas. Se o painel Noise Profiler não estiver visível à esquerda, clique em Tools/Noise Profiler. Em seguida, clique no botão Profile Chart. O Noise Ninja vai analisar a foto do gráfico e marcar algumas áreas que serão usadas como referência.

4. Anotações

O próximo passo é identificar corretamente o perfil. Clique no botão Edit Profile Annotations (com o desenho de um bloco de notas). Na tela Edit Noise Profile Properties, clique no botão Auto Fill para importar os dados registrados no arquivo da foto. Confira se os dados estão corretos, escreva seu nome no campo Author, e, se quiser, adicione seus comentários no campo Comments. No fim, clique em Okay. Em seguida, clique no botão Save Current Noise Profile (com o desenho de um disquete) para salvar o perfil que criamos. Os passos 3 e 4 devem ser repetidos com as outras fotos do gráfico de calibração.

5. Tratando uma FOTO

Para tratar uma imagem, abra-a no Noise Ninja (File/Open). Se os controles do filtro de ruído não estiverem visíveis na coluna esquerda, clique no botão Noise Filter, no canto superior esquerdo, para exibi-los. O Noise Ninja vai analisar a foto e carregar o perfil correspondente. Confira, na barra de título, se o modelo correto foi ativado. Essa identificação pode falhar se o arquivo que você estiver usando não tiver configurações iguais às de um dos perfis. Nesse caso, clique no botão Noise Profiler no canto superior esquerdo e, em seguida, em Load a Noise Profile. Carregue o perfil adequado e clique em Noise Filter para voltar ao filtro de ruído. Nele, acione o botão Remove Noise para processar a imagem. No fim, clique em Save, na barra superior, e grave o arquivo com um novo nome. Se você ainda vai editar o arquivo, é recomendável usar o formato TIFF ao salvá-lo, em vez de JPEG.

6. Sintonia fina

No passo anterior nós usamos o filtro de ruído com suas configurações-padrão. Mas é também possível ajustar o programa manualmente. Na aba Standard, há três grupos de controle. Em cada um deles, o ajuste Strength define a intensidade da filtragem. O primeiro grupo, Luminance, refere-se ao ruído de luminância, que é bastante visível mas incomoda menos que o ruído de cor, ajustado no segundo bloco, Colors. O terceiro grupo, Sharpening, permite dosar a diferenciação de bordas na foto.

7. Ajuste manual

Para ajustar os controles do filtro, você deve observar, na foto, o quadrado demarcado por uma linha tracejada. Dentro dele, aparece uma prévia de como vai ficar a imagem. Arraste o quadrado para um local conveniente e aumente o zoom até que o ruído fique visível. Mexa, então, nos controles, de modo a obter o resultado desejado. Em geral, é melhor deixar um pouco de granulação na imagem. Se você tentar remover todo o ruído aumentando a intensidade da filtragem, isso pode fazer com que a foto fique com aspecto artificial e com menos visibilidade nos detalhes.

Dica Via: Info

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...